segunda-feira, 14 de maio de 2007

Os 15 truques mais legais do Firefox

O Firefox está se conquistando dia após dia o espaço que já foi do Netscape Navigator e atualmente é do Internet Explorer. Porém, nem todos os usuários utilizam todos os recursos que esse navegador possibilita.
Aqui estão os melhores 15 truques para melhorar ainda mais a performance do Firefox.

1. Mais espaço na tela. Torne seus ícones menores. Vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' > 'Personalizar' e marque a caixa 'Ícones pequenos'. E se vc não usa a barra de 'Favoritos' (aquela onde originalmente aparece 'Últimas notícias' e 'Traduza essa página', simplesmente vá em 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' e desmarque o ítem 'Favoritos'.

2. Palavras-chave em pesquisas. Se há uma pesquisa que vc use com frequência (o sistema de busca da Wikipédia, por exemplo), existe uma ferramenta que poucas pessoas usam. Clique com o botão direito na caixa de busca, dê à palavra-chave um nome fácil de escrever e de guardar (por exemplo... "cao") e salve. Agora, quando vc for fazer uma pesquisa sobre cães na Wikipédia, por exemplo, digite "cao" na barra de endereços de seu Firefox e o ítem que vc quer procurar ("terrier", por exemplo) e pronto. Você pode fazer isso com qualquer caixa de pesquisa.

3. Atalhos de teclado. Uma vez vc aprendendo esses atalhos, sua navegação será muito mais eficiente. Alguns dos atalhos mais comuns e mais usados:

  • Barra de espaços: page down
  • SHIFT + Barra de espaços: page up
  • CTRL + F: localizar
  • ALT + N: localizar próximo
  • CTRL + D: adicione aos favoritos
  • CTRL + T: nova aba
  • CTRL + K: vai até a caixa de pesquisa
  • CTRL + L: vai até a barra de endereços
  • CTRL + =: aumenta ou tamanho do texto
  • CTRL + -: diminui tamanho do texto
  • CTRL + W: fecha aba
  • F5: atualizar a página
  • ALT + HOME: carrega sua página inicial
4. Auto-completar. Esse é outro atalho de teclado, pouco difundido mas muito útil. Vá até a barra de endereços e digite o nome do site, sem o "www" ou o ".com", por exemplo. E pronto, o endereço está lá! Para endereços .net, aperte Shift+Enter e para endereços .org, Ctrl+Shift+Enter.

5. Navegação em abas. Para navegar entre abas que vc abriu, utilize atalhos de teclado:
  • CTRL + TAB: navega entre as abas abertas
  • CTRL + SHIFT + TAB: navega entra as abas no sentido inverso
  • CTRL + 1-9: seleciona a aba correspondente ao número
6. Atalhos do mouse. Às vezes, é mais fácil usar o mouse que o teclado.
  • Clique do botão no meio no link: abre o link numa nova aba
  • SHIFT + gire o botão do meio (scroll) para baixo: página anterior
  • SHIFT + scroll para cima: próxima página
  • CTRL + scroll para baixo: aumenta ou tamanho do texto
  • CTRL + scroll para baixo: diminui tamanho do texto
  • Clique do botão no meio na aba: fecha aba
7. Deletar ítens da barra de endereços. A função de exibir os endereços visitados na barra de endereços é útil, mas algumas vezes vc não quer determinado endereço aparecendo lá. Quando a caixa com os endereços aparecer, apenas selecione o endereço com a seta para baixo e aperte 'Delete'.

8. Personalize seu navegador. Se vc realmente quiser modificar seu Firefox, vc pode criar um arquivo UserChrome.css e esconder menus, esconder barras de separação, etc. Isso é um pouco mais complicado, mas vc pode ler o tutorial aqui. [em inglês]

9. Crie um arquivo user.js. Outra maneira de personalizar seu Firefox, basta criar um arquivo 'user.js' na pasta onde está seu navegador e alterar opções que podem até mesmo deixar o navegador mais rápido. Veja aqui o exemplo, com explicações do que faz cada alteração ao lado dos comandos. [em inglês]

10. about:config. Digite "about:config" na barra de endereços e altere centenas de configurações de seu Firefox. Claro, não vá sair clicando por aí sem saber o que fazer. Veja aqui uma lista de dicas (e uma em meu post seguinte).

11. Palavra-chave nos favoritos. Vá até seus endereços favoritos muito mais rapidamente usando palavras-chave. Clique com o botão direito sobre o site em seu menu 'Favoritos', coloque uma palavra-chave curta, e quando vc a digitar na barra de endereços, ele irá para o site favorito.

12. Aumente a velocidade do Firefox. Se vc usa banda larga, vc pode usar o pipelining para que o Firefoz carregue várias coisas em uma página de uma vez (a configuração-padrão é para internet discada). Faça o seguinte:
  • Digite "about:config" na barra de endereços do Firefox e procure pela entrada "network.http". Dê um duplo-clique para editar.
  • Ajuste o “network.http.pipelining" para "true"
  • Ajuste o “network.http.proxy.pipelining” para “true”
  • Ajuste o “network.http.pipelining.maxrequests” para um número como 30. Isso vai pedir para enviar 30 pedidos de uma só vez.
  • Também dê um clique com o botão direito em qualquer lugar da tela e selecione 'Nova opção' > 'Inteira'. Dê o nome “nglayout.initialpaint.delay” e ajuste o valor inicial como “0″. Este valor é o tempo que o navegador espera antes de exibir a informação que recebe.
13. Limite o uso da RAM. Se o Firefox usa muito da memória RAM em seu PC, vc pode limitar seu uso. Novamente, digite "about:config", busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. Está ajustado com 50000, mas vc pode reduzir este número, conforme quanta memória que vc tenha. Tente 15000 se vc tem entre 512MB e 1GB de RAM.

14. Reduza o uso da RAM quando o Firefox estiver minimizado. Este recurso vai mover para o disco rígido a memória utilizada pelo Firefox quando ele estiver minimizado, usando muito menos memória RAM (sem afetar visivelmente o desempenho depois que vc o maximiza novamente). Novamente, vá ao "about-config" e clicando com o botão direito, escolha 'Nova opção' > 'Boolean'. Dê o nome de “config.trim_on_minimize” e ajuste o valor para TRUE. Reinicie o Firefox, então.

15. Mova ou remova o botão de fechar aba. Vc acidentalmente clica no botão fechar aba de suas páginas abertas? Vc pode mover ou renomear este botão. Mais uma vez, acesse o "about:config" e procure a entrada “browser.tabs.closeButtons”. Alterando o valor, você altera o botão. Veja a lista:
  • 0: Mostra o botão de fechar apenas na aba ativa.
  • 1: (Padrão) Mostra o botão de fechar em todas as abas.
  • 2: Não mostra nenhum botão.
  • 3: Mostra um botão único no final da barra de abas (como nas versões antigas do Firefox)
Chupado de Lifehack.org

UPDATE: Turbine seu Firefox 3!

13 comentários:

Thiago Melo de Paula disse...

Dicas muito boas!
Parabéns

Vini LAzev. disse...

Eu incrementaria a dica número 1:

Ainda no 'Exibir' > 'Barra de ferramentas' > 'Personalizar', quem quiser aumentar o espaço mas não quer perder a barra de favoritos, pode arrastá-la para cima. Deixando-a ao lado do menu 'Ajuda'.

Eu uso assim aqui.

Luciano disse...

CTRL+ +(Teclado numerico) tbm aumenta o texto. F6 tbm seleciona a barra de endereço. Digitando ' tbm abre a caixa de pesquisa.

Anônimo disse...

Um Show... realmente dicas sensacionais!

Anônimo disse...

Belas dicas!

So uma coisa aqui:

CTRL + 1-9: seleciona a aba correspondente ao número

Ai o certo eh ALT. ;)

Abraço.

André K. disse...

Aqui funciona com o CTRL de 1 a 9. Talvez seja diferença de versão.

Anônimo disse...

parabens lek..ja coloquei algumas em pratica..realmente n sabia quanta coisa boa podia c fazer com o fire..thanks

Anônimo disse...

Parabéns, dicas ótimas

Também podemos nos movimentar entre as abas da seguinte maneira:

Ctrl + PgUp para trás
Ctrl + PgDn para frente

Ctrl + TAB para Frente
Ctrl + Shift + TAB para trás

Uma coisa mais patentiada é

Ctrl + F4 - fecha a aba


Forte abraço a todos!!!

Édino Pereira
Frente Digital MST
100% Linux!!!

Unknown disse...

Parabéns, muito boa as dicas....

Uma outra dica que acho útil é:
Se vc fechar alguma aba acidentalmente, basta acionar ctrl+shif+t que ela é restaurada...

Anônimo disse...

Alguém saberia me dizer se é possível alterar o nome das abas de navegação do Firefox, sei como alterar o tamanho, largura, mas não descobri como mudar o nome que aparece. Grato

Anônimo disse...

Dicas excelentes, parabéns

Kolin disse...

cara muito bom mesmo.
gostei da ajuda.

Sara disse...

dicas muito boas! vou tentar. Eu estou indo para o veterinário para comprar Virbac, mas quando voltar vou tentar estas dicas. Obrigado!