domingo, 22 de junho de 2008

Turbine seu Firefox 3!


Agora que mais de 16 milhões de usuários fizeram o download do novo Firefox 3, é bom saber tirar o máximo proveito da nova versão do navegador. Segue abaixo uma série de pequenas dicas e truques para personalizar seu navegador.

Reduzir o tamanho do botão voltar

A primeira coisa que se nota no Firefox 3.0 é o botão "Voltar" bem maior do que os outros botões da barra de comandos. Isso é bastante útil ao navegar, mas se ele está grande demais para seu gosto, é muito simples de ajustar ao tamanho "normal". Basta clicar com o botão direito na barra de ferramentas do Firefox, e escolha Personalizar. Na caixa de diálogo, selecione "Usar ícones pequenos." Pronto.

Ajustar o número de sugestões da barra de endereços inteligente

O Firefox 3 tem um funcionalidade bacana. Ao começar a digitar na barra de ferramentas, ele dará sugestões de onde você provavelmente quer ir enquanto navega. Mas você está achando o número de sugestões muito alto (ou muito baixo)? Simplesmente ajuste esse número na página de configurações do Firefox. Veja como:

  1. Digite "about:config" na barra de endereços e pressione Enter;
  2. Aperte o botão: "Eu serei cuidadoso! Eu prometo!" (não se preocupe, seremos cuidadosos nessa configuração...);
  3. No campo "Localizar", digite: "Browser.urlbar.maxRichResults" sem as aspas, para chegar no campo de ajuste;
  4. Dê um duplo-clique e defina o seu número desejado de sugestões.
Excluir sugestões de URLs mal-digitadas e opções de auto-preenchimento em formulários.

A barra de sugestões é bastante inteligente mas se você digitar um endereço errado, ou visitar uma página que não existe, ou ir a um domínio reservado, o Firefox irá salvá-lo e sugeri-lo novamente mais tarde. Para remover um sugestão de sua barra de endereços definitivamente, basta apertar a tecla para baixo até a sugestão errada e pressionar "Shift + Delete" no Mac, e apenas "Delete" para usuários Windows. Esse truque também funciona para qualquer forma de preenchimento automático, como uma pesquisa no Google ou um campo de formulário em um cadastro.

Complementos desnecessários

O Firefox incorporou algumas novas funções que antes obrigavam o usuário a utilizar um complemento. Aqui estão algumas delas:

- NoSquint: agora o próprio Firefox é capaz de ampliar somente o texto de uma página. Vá em Exibir > Zoom > Somente texto e pronto. Aliás, o Firefox irá memorizar essa sua opção em uma próxima visita à página.
- Google Gears: o Firefox já incorporou os recursos offline do Google. Boa notícia para quem trabalha offline.
- Resize Search Box: No Firefox 3, apenas pegue o separador entre a barra de endereços e caixa de pesquisa e arraste e solte para a largura que você deseja. A barra ainda não é auto-expansível, para isso utilize o plugin Searchbar Autosizer.
- DownThemAll: o Firefox 3's melhorou o gerente do downloads, mas definitivamente não tem todas as características que o DownThemAll oferece. Mas tem uma característica fundamental, que é a capacidade de retomar downloads até mesmo depois que você reiniciou seu navegador ou perdeu sua conexão de rede.
- Better Gmail: sim, o Better Gmail ainda tem muitas opções extras para melhorar o Gmail, mas agora o Firefox pode abrir diretamente os links "mailto:", por exemplo. Vá em Opções > Programas e procure o link "mailto". Então selecione o aplicativo que deve ser usado para compor e-mails. Escolha o programa instalado em sua máquina ou o Yahoo Mail. Provavelmente o Gmail estará como aplicativo padrão nas próximas atualizações do Firefox. Para configurar manualmente o Gmail como aplicativo padrão de e-mails, veja a dica abaixo.

Configure o Gmail como e-mail padrão
  1. Acesse o Gmail e entre em sua conta.
  2. Dentro do Gmail, copie e cole o seguinte comando na barra de endereços do navegador:javascript:window.navigator.registerProtocolHandler(”mailto”,”https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s”,”Gmail”)*Google Apps users também podem sua esse código(apenas altere o endereço para seu domínio):javascript:window.navigator.registerProtocolHandler(”mailto”,”https://mail.google.com/a/yourdomain.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s”,”Gmail”)
  3. Clique em “Add Application (adicione aplicação)” quando surgir na tela. Feito isto, adicione o Gmail a sua lista de clientes de e-mail no navegador.
  4. Selecione o Gmail como seu e-mail padrão, esta ação permitirá abrir o Gmail automaticamente em caso de links diretatos para um endereço de e-mail. Ao surgir a opção “Remember my choice for mailto links (relembre esta minha escolha para links mailto)”, ative esta funcionalidade para evitar que o navegador volte a apresentar a mesma notificação.
Conheça a mascote robô!

O Firefox tem um EasterEggconhecido. Mas o mais novo é o que homenageia sua mascote-robô. Basta digitar about:robots para para obter uma divertida página com uma lista de referências à robôs na cultura pop, como de filmes "Eu, Robô", "Blade Runner", "Battlestar Galactica" e "Futurama".

Habilite a correção ortográfica em campos de entrada

Vá em about:config, ajuste "layout.spellcheckDefault" para um valor igual a 2 para permitir que o verificador ortográfico verifique uma única linha em campos de entrada, bem como em caixas de texto. Esse recurso é útil para verificar, por exemplo, o campo "título" em um post no Blogger ou no campo "assunto" ao redigir um novo e-mail (por padrão, o Firefox analisa apenas os campos com mais de duas linhas).

Imagens mais realistas

Algumas pessoas já perceberam que o Firefox não exibe algumas imagens com a mesma qualidade de uma imagem salva em seu PC. Isso ocorre porque o Firefox efetua por padrão uma pequena redução de qualidade das imagens para otimizar o navegador em computadores com processadores mais lentos. Essa redução, segundo a Mozilla, otimiza a performance do navegador em 10 a 15%, mas caso você tenha um computador mais poderoso, esta opção pode ser desativada. Veja como ativar a alta qualidade nas imagens:
  1. Acesse: about:config.
  2. Localize através da busca o parâmetro gfx.color_management.enabled e altere o valor false para True. Em pt-br, altere de falso para verdadeiro.
  3. Reinicie o navegador.

Conhece mais alguma dica? Deixe-a nos comentários para adicionarmos à essa lista!

Chupado, traduzido e adaptado de LifeHacker e também de Google Discovery.

Nenhum comentário: