quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tentando enganar o bafômetro

Dia desses, recebi um e-mail com o seguinte conteúdo:

Como enganar o bafômetro

1) No final da balada, seja no bar ou em alguma festa, antes de sair (só antes de sair), peça ao garçom um copo descartável com coca-cola e bastante gelo.
2) Vá embora com o seu copo para o carro e vá dando umas goladas" de vez em quando.
3) Chegou na blitz, maior comandão. Pare o carro com calma, afinal você não está tão bêbado. Tome um gole bom de coca-cola, garantindo que as pedras de gelo menores fiquem em sua boca.
4) Se o policial pedir primeiro os documentos e coisa e tal, tome outro gole seguindo o procedimento 3.
5) Finalmente, o bafômetro. Sopre devagar e no mesmo ritmo. Mesmo que você tenha tomado um monte, mas se sente legal, o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/l.
Isto acontece pelo fato do hidrogênio liberado pelo gelo anular a maior parte da associação do álcool no ar do seu pulmão. Esta dica é velha e foi descoberta por estudantes de química americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punição nos anos 70 e 80. A coca-cola, para que serve? Poxa, você não vai querer ser parado com um copo de whisky com gelo. Então, bota qualquer refrigerante, menos água, pois demora mais para retirar o hidrogênio do gelo.
"Epa!", pensei. Gelo liberando hidrogênio? Que eu saiba, o gelo "libera" água, e água não é suficiente para enganar o bafômetro. Ainda assim, achei talvez o ar frio em sua boca pudesse influenciar o álcool que está evaporado ou algo do gênero. Hoje uma reportagem da Folha Online esclarece sobre essa "velha dica":
"Isso é realmente só um boato, não há qualquer embasamento químico. O gelo não libera hidrogênio!", protesta o professor Reinaldo Bazito.
"Os espertinhos que tentarem fazer isso vão inevitavelmente dormir na delegacia", pondera o professor Renato Sanches Freire. Segundo ele, " se gelo liberasse hidrogênio, estaríamos todos explodindo".
"Não é possível formar hidrogênio nas condições descritas. Seria necessário usar corrente elétrica, isto é, realizar uma eletrólise, ou usar alta temperatura, da ordem de 800 ºC. Adicionando gelo à coca-cola, há apenas liberação de gás carbônico", completa o professor Peter Wilhelm Tiedemann, também da USP.
Outras estratégias menos famosas encontradas na rede, como beber azeite ou ingerir carvão ativado, receberam o mesmo tratamento de especialistas. Foram desmentidas.
Portanto, a única maneira de enganar um policial com um bafômetro é fingindo estar bêbado quando não está, assoprar o bafômetro e quando ele registrar "0,00 g/l", você olha pra ele e diz: "Rááá!". Por motivos óbvios, não recomendo.

Um comentário:

Gilmar do E-farsas.com disse...

Olá!

O pessoal do www.e-farsas.com já havia pesquisado essa história 2 dias antes da Folha, vale a pena dar uma visitada! Parabéns pelo BLOG!